Aprenda a Melhor Maneira de Lavar e Conservar seu Produto

100% ALGODÃO:

Algodão 
O algodão é bastante resistente e de fácil lavagem e manutenção. Por ser extremamente confortável, é freqüentemente utilizado em roupas exteriores e também em interiores. Uma peça de algodão colorida deve ser lavada em separado na primeira vez. Aguenta o ferro quente e pode ser passada pelo lado direito. 

 

O algodão é durável e “respira”, absorvendo umidade. É uma boa escolha para roupas de baixo e qualquer outra peça de vestuário usada em contato com a pele. 
 

O algodão fica pesado e se molhado pode encolher se secar muito rápido. O algodão não protege contra o vento, pode rasgar e queima facilmente. 

Nas primeiras lavagens recomendamos dissolver bem o sabão em pó, de preferência em água abundante, para só depois mergulhar a peça. 
Após a lavagem, retirar o excesso de sabão em pó em água corrente. O excesso de sabão em pó (devido à agressividade de certos sabões), retira a proteção natural do algodão, bem como o amaciante aplicado durante o processo fabril, o que favorece um prematuro aspecto de envelhecimento à peça. 

Observe alguns cuidados especiais durante o processo de lavagem de produto confeccionado em 100% algodão: 
 

  • Não usar alvejantes a base de cloro; 
  • Lavar em separado as peças coloridas; Não lavar com outro tipo de tecido: como roupas jeans, toalhas, porque esses tecidos soltam plumas e podem manchar a peça; 
  • Dissolver bem o sabão em pó; 
  • Não deixar de molho; 
  • Secar a sombra; 
  • Seguir as instruções contidas na etiqueta. 

Abaixo todos os símbolos usados em nossos produtos e seus significados.

Importante:

 Observar sempre as instruções de lavagem para evitar danos:

O primeiro simbolo é a forma de lavar o produto;
O segundo simbolo  é para informar se pode usar ou não alvejante a base de cloro;
O terceiro simbolo é a forma de secar o produto;
O quarto simbolo informa se pode passar ferro no produto e se der para passar ele informará a temperatura adequada;
O quinto simbolo e ultimo informa a lavagem profissional.

PRODUTO 100% ALGODÃO

– Temperatura máxima de lavagem 40ºC
                 – Processo normal

– Não alvejar/não branquear

– Secagem em tambor
                – Temperatura normal    

– Temperatura máxima da base do ferro de passar a 200ºC

 – Não limpar a seco

PRODUTO 100% POLIESTER

 – Lavagem a mão
                 – Temperatura máxima 40ºC

– Não alvejar/não branquear

– Secagem em tambor
                -Temperatura normal

– Temperatura máxima da base do ferro de passar a 150º C.

– Limpeza a seco profissional em tetracloroetileno e todos os solventes listados para o símbolo F.
                – Processo normal

SINTÉTICOS


As fibras não naturais são, de um modo geral, mais resistente. As fibras sintéticas (poliéster, nylon, acrílico, elastano) têm origem no carvão ou no petróleo. 
São muito resistentes ao uso e enrugam pouco, mas não devem ser submetidas a altas temperaturas de lavagem ou de ferro. Devem ser passadas pelo lado avesso, com ferro sem vapor. Por vezes, acumulam eletricidade estática. 

Tecidos sintéticos que “respiram” permitem que o suor evapore e não deixam a chuva entrar. Geralmente protegem do vento, o que os torna adequados para constituir a camada externa em climas temperados e frios.
Tecidos sintéticos que “respiram” tendem a deixar a água penetrar pelas costuras sob chuva pesada. Sujeira pode entupir seus poros, levando a condensação a se acumular dentro da roupa. Ventile as peças sintéticas.


As fibras regeneradas (viscose, acetato, modal, cupro, liocel) têm origem na transformação química de produtos naturais. São menos resistentes que as sintéticas. Não devem ser centrifugadas. Devem ser passadas pelo lado do avesso, com o ferro no mínimo. Por vezes, acumulam eletricidade estática. 

As roupas de fibras sintéticas retém o odor da transpiração, mesmo depois de lavadas. Para evitar que isso aconteça é bom deixar a roupa submersa por algum tempo numa solução de água com uma colher de sopa de bicarbonato. Faça isso aproveitando o último enxágue.